Conheça a endodontia

Seus dentes começaram a doer? Então você precisa procurar um endodontista. A endodontia é a especialidade da odontologia que cuida da parte interna do seu dente, realizando o tratamento de canal e o tratamento de cáries.

endodontiaPor muito tempo o tratamento de canal foi visto com medo e receio pela população. Porém, com o avançar da odontologia e suas tecnologias, é possível realizar um tratamento eficiente e menos danoso. A Nexxus Odontologia possui os melhores tratamentos e profissionais para realizar o seu procedimento.

Mas o que é a endodontia?

A endodontia é a especialidade odontológica que cuida da parte interna do dente, conhecida como polpa dentária. Ela tem como objetivo a prevenção do dente, assim como diagnóstico e tratamento de doenças que acontecem na parte interna do mesmo.

O dentista especializado em endodontia é responsável por “salvar” o dente natural danificado, evitando que ele seja removido, seja por cáries ou fraturas. O tratamento endodôntico busca o bem-estar, e a saúde do dente através da prevenção e diagnóstico. Ela não é apenas importante para a saúde bucal, mas também para a estética do rosto e sorriso.

Quando devo procurar um endodontista?

endodontiaA endodontia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que ocorrem na raiz do dente e nos tecidos em volta. O tratamento é realizado quando ocorre infecção ou a morte da polpa do dente. Isso pode acontecer por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival e infiltração.

O não tratamento pode acúmulo de pus na ponta da raiz dentária, formando um abscesso. Existem alguns sintomas que mostram a necessidade de procurar um médico especializado.

• Dor de dente frequente;
  • Sensibilidade intensa;
  • Dificuldade ao mastigar;
  • Dor no maxilar ou mandíbula;
  • Dentes escurecidos.

Quais são os tratamentos realizados pela endodontia?

O tratamento da endodontia é realizado quando a polpa do dente adoece e não consegue se recuperar sozinha. Somente uma avaliação realizada pelo profissional poderá dizer os tratamento indicado para cada caso. Porém, a endodontia atua em diversos tratamentos.

Tratamento de cárie

cárieA cárie acontece em decorrência da má higienização, onde se formam bactérias nos dentes. Se não tratada, a cárie pode atingir a polpa dos dentes, levando à perda dental.

Tratamento de canal

Esse é o procedimento mais conhecido na endodontia. Ele acontece através de uma infecção ou inflamação na raiz do dente. O procedimento tem como objetivo remover a polpa do dente, limpando o local, desinfectando, modelamos os canais radiculares e realizando a obturação para fechar o espaço.

Cirurgia endodôntica

A cirurgia é necessária quando o tratamento de canal não é o suficiente para cuidar do trauma ocorrido no dente. Além disso, através da tecnologia, ela consegue identificar fraturas ou canais ocultos que não foram vistos durante o tratamento.

Através da endodontia também é possível  tratar lesões que podem deixar os dentes propícios para a entrada de bactérias.

Como o tratamento é realizado?

O tratamento é feito em até cinco etapas. Porém esse número pode mudar de acordo com cada caso e dentição.

• Aplicação da anestesia;
  • Remoção do tecido infectado;
  • Preenchimento dos canais;
  • Restauração;
  • Acabamento da coroa.

Endodontia em São Roque

A Nexxus Odontologia é referência e excelência em endodontia

Se você sofre com dores e precisa de um tratamento de canal, a Nexxus é o lugar certo! Aqui temos profissionais experientes e dedicados em melhorar a sua qualidade de vida através do sorriso.

Agende uma consulta em nossa clínica e tenha os melhores tratamentos de canal e profissionais experientes em endodontia.

Pré-agende sua consulta conosco

Rua José Bonifácio de Andrada e Silva, 419 – Jardim Meny – São Roque – SP