
18 out Você sabia que a saúde bucal da mulher muda de acordo com as fases da vida?
Ao passar dos anos temos diversas mudanças em nossa saúde – isso faz parte do ciclo natural da vida, e do próprio processo de envelhecimento em si. Contudo, no caso das mulheres, existem ciclos específicos que podem provocar alterações, especialmente, em sua saúde bucal.
Aproveitando a campanha do Outubro Rosa – mês dos cuidados com a saúde feminina – no artigo de hoje do blog da Nexxus, nós vamos falar justamente sobre como a saúde bucal da mulher muda durante diferentes fases da vida, o motivo das mudanças e o que você pode fazer para proteger o seu sorriso.
Por que a saúde bucal da mulher muda ao longo da vida?
As mudanças na saúde bucal da mulher se dão, principalmente, devido à influência dos hormônios no organismo nos diferentes ciclos da vida. Durante a adolescência, por exemplo, as mulheres ficam mais vulneráveis a problemas na gengiva (como gengivite e periodontite) devido a maior presença de sangue nas mucosas bucais.
Contudo, fatores externos (como os hábitos de higiene bucal e a própria alimentação) também podem influenciar de forma positiva ou negativa essas alterações. É por isso que algumas mulheres podem sofrer mais ou menos com essas mudanças nos diferentes ciclos da vida.
As mudanças que acontecem na saúde bucal da mulher de acordo com a fase da vida
Adolescência
A puberdade é um período bem complicado para o ser humano – em especial, para as mulheres. As mudanças no organismo, o ambiente e os hormônios aflorando em nosso emocional podem fazer da nossa adolescência uma experiência, no mínimo, traumática.
No caso da saúde bucal, como falamos anteriormente, a mudança dos hormônios aumenta o fluxo de sangue nas mucosas bucais. Por causa disso, as mulheres ficam mais vulneráveis a problemas como gengivite e periodontite – essa última, quando não tratada, pode até mesmo provocar a perda dentária.
Para evitar essas situações, o ideal é manter uma dieta balanceada, boa rotina de higiene bucal e manter visitas regulares ao dentista. Dessa forma, mesmo com a alteração hormonal, os riscos dessas doenças aparecerem reduzem drasticamente e, ainda que surjam, é possível fazer o tratamento de forma menos invasiva com o diagnóstico precoce.
Gestação
Depois da adolescência, essa é a fase da vida em que a saúde bucal da mulher fica mais vulnerável. Isso acontece não só por conta das alterações hormonais, como também pelo próprio sistema imunológico que passa a ser responsável por cuidar de duas vidas ao mesmo tempo.
Para piorar, doenças como cáries e gengivite (comuns também devido às crises de vômito) podem trazer riscos para a saúde da mãe e do bebê, provocando nascimentos de baixo peso, partos prematuros e pré-eclâmpsia. Para evitar esses problemas, o mais indicado a se fazer é o pré-natal odontológico.
Com o pré-natal odontológico, fazemos um acompanhamento completo da saúde bucal da mãe, dos primeiros dias de gestação até o nascimento do bebê. Assim, conseguimos evitar o surgimento dessas doenças e, caso seja necessário, podemos tratá-las com procedimentos menos invasivos, em prol da segurança e do conforto da mãe e da futura criança.
Menopausa
Por fim, temos a menopausa. Neste ciclo, há uma presença menor dos hormônios – algo que também pode influenciar a saúde bucal. Entre os problemas mais comuns, está a xerostomia.
Conhecida popularmente como boca seca, a xerostomia se caracteriza pela redução ou até mesmo ausência na produção de saliva. Por causa disso, a mulher fica mais vulnerável à ação das cáries e de uma doença chamada gengivoestomatite menopáusica. Esse problema pode deixar a gengiva com um aspecto pálido ou extremamente avermelhado e, se não for tratado, também pode causar a perda dentária.
Assim como nos outros casos, o segredo para se proteger de doenças bucais nessa fase da vida é manter uma boa rotina de cuidados com a sua saúde. Além de manter uma alimentação balanceada e higienizar a boca corretamente, é sempre bom frisar a importância de manter visitas regulares com o dentista para a profilaxia e o acompanhamento da sua saúde bucal.
A prevenção é o melhor remédio no combate de qualquer doença
Aqui na Nexxus Odontologia, temos como missão disseminar o conceito da prevenção odontológica para os nossos pacientes. Essa abordagem foca justamente em realizar procedimentos que evitam o surgimento de doenças, ao invés de focar apenas no tratamento – algo que é muito mais confortável e menos oneroso para a pessoa.
Para isso, utilizamos tecnologias inovadoras, como o check-up preventivo digital: um exame de imagem que nos permite diagnosticar sintomas de doenças em estágios iniciais (quando são praticamente invisíveis ao olho humano). Desta forma, podemos intervir com tratamentos precoces e menos invasivos, evitando que a doença possa trazer qualquer risco para a estética e integridade do sorriso do paciente.
Deseja saber mais? Então acesse nossa página dedicada à odontologia clínica geral para conhecer mais detalhes do nosso protocolo preventivo que vai ajudar você a aumentar a proteção do seu sorriso:
Com mais de 30 anos de atuação na cidade de São Roque, sendo 15 deles como clínica especializada em ortodontia, a Nexxus é referência em oferecer soluções modernas e humanizadas. Agende hoje mesmo sua avaliação pelo telefone (11) 4784-4708 ou (11) 99777-7909.