
09 ago Câncer Bucal é Mais Prevalente em Homens
Quando falamos em saúde masculina, a única campanha que vem a nossa mente é o Novembro Azul, que luta para combater o preconceito em cima do exame de toque, fundamental para a prevenção do câncer de próstata. Mas, você sabia que essa não é a única doença que tem maior prevalência em homens? O câncer bucal é uma dessas doenças, que possui alta taxa de letalidade justamente devido aos diagnósticos tardios do problema. Em homenagem ao mês dos pais, no artigo de hoje da Nexxus, vamos comentar mais sobre essa doença e o que você pode fazer para preservar sua saúde.
O que é o câncer bucal?
Também conhecido como câncer de boca ou oral, o câncer bucal é uma doença que pode se desenvolver em qualquer parte da boca, incluindo lábios, língua, céu da boca, etc. Pode ser classificado também com carcinoma de células escamosas, já que a maioria dos casos começa nas células escamosas que revestem a mucosa da boca e os lábios.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se cerca de 170 mil mortes por ano devido ao câncer bucal. Apenas no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a média anual de mortes por esse tipo de câncer gira em torno de 6 mil. Esses números poderiam ser muito menores devido ao fato de que o diagnóstico dessa doença costuma ser feito em estágios avançados, quando o tratamento tem baixas ou nenhuma chance de sucesso.
Como é feito o diagnóstico do câncer bucal?
O diagnóstico do câncer bucal é feito através de um exame físico, como a biópsia, que consiste na remoção de uma pequena amostra do tecido suspeito para avaliar se a condição é benigna ou maligna. Em alguns casos, pode ser solicitado exames de imagem, como a ressonância magnética e a radiografia computadorizada.
Os primeiros sintomas do câncer bucal costumam passar despercebidos por boa parte da população. Por isso, o ideal é fazer um acompanhamento semestral com um dentista. Somente esse profissional poderá avaliar alterações na sua saúde bucal a tempo e indicar o caminho correto para tratar qualquer problema.
Quais são os fatores de risco para o câncer bucal
Como falamos anteriormente, o câncer bucal é uma doença com maior índice de casos entre homens acima dos 40 anos de idade. Entretanto, qualquer pessoa pode desenvolver esse problema dependendo de seus hábitos. A seguir, montamos uma pequena lista com fatores que podem elevar as chances dessa doença:
Predisposição genética
Pessoas que possuem histórico de casos de câncer bucal ou de outros tipos em familiares próximos.
Má higiene bucal
Você tem maus hábitos de higiene bucal? Pois, saiba que isso favorece a proliferação de bactérias que podem causar infecções e aumentar a produção da nitrosamina – um composto altamente cancerígeno.
Obesidade
Se você é sedentário ou possui uma dieta ruim, os riscos do desenvolvimento do câncer e boca são maiores! O excesso de peso corporal é um problema que pode desencadear diversas doenças e cânceres, inclusive o câncer bucal.
Alcoolismo
Isso não vale apenas para alcoólatras, pessoas que não conseguem passar uma semana sem beber, ou são consumidores frívolos dos baldes em baladas também precisam tomar cuidado. Isso porque o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode elevar o risco do câncer bucal, além do surgimento de outras doenças devido ao ressecamento da mucosa oral.
Tabagismo
Maior vilão da nossa saúde e do nosso sorriso, o cigarro possui milhares de substâncias cancerígenas e também pode provocar doenças bucais sérias, como a periodontite. E não é só a versão tradicional do cigarro que pode aumentar os riscos do câncer bucal, suas variantes, como narguilé, pods, vapes charutos, entre outros, também contribuem para o surgimento da doença.
O que fazer para prevenir o câncer bucal?
Além de evitar os hábitos nocivos que citamos acima, para prevenir o câncer bucal, é importante ter uma vida equilibrada, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Ter uma boa rotina de cuidados com a sua higiene bucal também é importante, mas não é o suficiente para proteger o seu sorriso dessas e outras doenças.
Por isso, recomendamos que você faça visitas periódicas ao dentista, com intervalos máximos de 6 meses. Nestas consultas, fazemos não só a limpeza dentária, que serve para eliminar os resíduos que ficam nos dentes e gengivas mesmo com a escovação, como também um acompanhamento da sua saúde bucal.
Desta forma, podemos intervir com tratamentos precoces e minimamente invasivos antes que o quadro evolua para algo irreversível. Quando foi a sua última consulta ao dentista? Se faz mais de seis meses, conte com a ajuda da Nexxus para proteger o seu sorriso!
Com mais de 30 anos de atuação na cidade de São Roque, sendo 15 deles como clínica especializada em ortodontia, a Nexxus é referência em oferecer soluções modernas e humanizadas. Agende hoje mesmo sua avaliação pelo telefone (11) 4784-4708 ou (11) 99777-7909.