Se engana quem pensa que a odontologia resolve apenas problemas relacionados aos dentes. A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da odontologia que trata casos de mau posicionamento da mandíbula promovendo uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Poucas pessoas conhecem essa especialidade, mas alguns problemas de alterações e desequilíbrios musculares precisam ser tratados com ela, por isso é um tratamento bastante indicado para crianças.
É comum que confundam a ortopedia funcional com a ortodontia, já que as duas cuidam do mau posicionamento dentário e ósseo das arcadas, porém elas não são a mesma coisa. Enquanto a ortodontia atua no posicionamento dos dentes na arcada dentária, a ortopedia funcional visa o crescimento e desenvolvimento dos maxilares e estruturas ósseas.
Esta especialidade é responsável pelo estudo e tratamento de desequilíbrios e alterações musculares, ósseas e posturais que acontecem nesta região, restabelecendo as funções do sistema estomatognático como: respiração, deglutição, mastigação, fonação e entre outros.
A realização do tratamento de forma adequada e desde cedo, ajuda a evitar problemas futuros como a extração de dentes, cirurgia para corrigir a estrutura óssea facial e, até mesmo, evitando o uso dos aparelhos fixos no futuro.
A ortopedia funcional dos maxilares para as crianças e adolescentes, auxilia na prevenção de problemas futuros. Porém, ela também pode ser realizada em adultos que apresentam problemas relacionados a musculatura e postura como, bruxismo, apnéia do sono, dores faciais e zumbido no ouvido.
São diversos os problemas que a ortopedia funcional dos maxilares pode resolver, tanto para crianças e adolescentes, quanto para os adultos. Separamos os problemas mais comuns que podem ser tratados com a ortopedia funcional:
O apinhamento dental é um desalinhamento causado pela falta de espaço suficiente para o nascimento e crescimento de outros dentes, podendo causar um desequilíbrio na região dos maxilares.
Ela é um distúrbio de posicionamento ósseo, quando o queixo se projeta à frente da arcada dentária superior. Esse é um tratamento realizado pela ortopedia funcional em conjunto do uso de aparelho ortodôntico ou alinhadores invisíveis.
O bruxismo é um distúrbio que afeta o maxilar. Ele acontece quando o paciente pressiona ou range os dentes de forma involuntária durante a noite.
Quando o paciente realiza a respiração, na grande parte do tempo apenas pela boca, acontece um mau posicionamento da língua, resultando em problemas de má oclusão e desequilíbrio entre as articulações temporomandibulares.
Ela é conhecida pela sigla DTM e é um problema que atinge as articulações que ligam o maxilar inferior e o superior. Esse problema pode causar dores ao mastigar, estalos ao movimentar a boca, dores do ouvido, dores de cabeça frequentes e dores nos ossos e músculos do rosto.
O tratamento com a ortopedia funcional dos maxilares visa remodelar e redirecionar o crescimento dos dentes e ossos do rosto por meio de cirurgia ou uso de aparelhos ortopédicos móveis.
Os aparelhos usados no tratamento tem como objetivo estimular a rede de neurônios sensoriais presentes na região da boca, permitindo que o próprio sistema nervoso remodele as estruturas de um sistema estomatognático.
Mas não confunda! Diferente dos aparelhos ortodonticos, os aparelhos ortopédicos ficam soltos na boca, estimulando as funções orais e neurais do paciente, ativando a musculatura e promovendo a remodelação de todas as estruturas funcionais do rosto.
São diversos os benefícios do tratamento, tanto para criança quanto para adultos. Conheça os principais:
A Nexxus Odontologia é referência em tratamento multidisciplinar há mais de 30 anos em São Roque. Contamos com profissionais dedicados e qualificados para cuidar da saúde de toda a estrutura da sua boca e face.
Se você precisa de tratamento especializado em ortopedia funcional dos maxilares, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.
Rua José Bonifácio de Andrada e Silva, 419 – Jardim Meny – São Roque – SP